Criando o besouro do amendoim

Vou tentar passar a experiência que tive ao criar o besouro do amendoim (Palembus dermestoides) para servirem de alimento para os meus killies. Espero que este texto ajude aos que pretendem alimentar killies com comida viva, pois posso garantir que os resultados são excelentes e se os killies pudessem falar, iriam agradecer.  

Para criar o besouro do amendoim, você vai precisar de uma cultura inicial, um recipiente fechado (mas com uma passagem para o ar), um pedaço limpo de pano, tela com furos pequenos, amendoins sem casca e eventualmente alguns legumes para servirem de fonte de água.

Para mim, a parte mais difícil foi conseguir a cultura inicial. Com um pouco de sorte você poderá encontrar alguém que crie estes besouros e está disposto a te fornecer alguns. Mas se este não for o caso, várias lojas de peixes vendem culturais iniciais e na internet existem alguns sites de lojas especializadas em alimentos vivos. Me escrevam caso tenham dificuldades em conseguir besouros, como vocês já podem ter desconfiado pela foto ao lado, forneço besouros regularmente para uma loja de Brasília e acredito que eles enviam pelo correio.


 
Cultura inicial

 
Larvas se alimentando

Bem, vamos ao que interessa : Coloque os amendoins no recipiente, pode ser um pote de sorvete limpo. Não ponha muito, dois dedos de altura já são o sufiente. A tampa deve ter um furo de uns cinco centímetros de diâmetro coberta com uma tela de furos bem pequenos ou um pedaço de meia feminina, para permitir a passagem de ar. Coloque a cultura inicial, com amendoins e tudo. Dobre o pano uma vez e o coloque sobre os amendoins, as larvas irão se esconder lá, mas não cubra toda a colônia com o pano. Feche o recipiente e espere.

Esperar quanto? Vai depender de quantos besouros sua colônia inicial tem e do ânimo dos seus colonos. Não tenha pressa. Estes bichinhos se reproduzem rapidamente e logo você terá mais larvas do que você precisa.
Larvas? Como assim? Nós não estávamos falando sobre besouros? Sim estamos, mas os killies comem as larvas. Os besouros não são muito apreciados. As larvas, por outro lado... Bem, você verá!
Para alimentar os killies, basta coletar as larvas que ficam na dobra do pano e servir. Coloque uma larva soltando-a perto da água para ela não afundar e observe. O killie irá estranhar o "gesto" no início, mas logo ele será capaz de pular fora da água para tirar a larva dos seus dedos. Lembre-se que o peixe deve ser grande o suficiente para ser capaz de engolir a larva, alevinos e peixes jovens devem ser alimentados de outra maneira.

A manutenção é muito simples :

    - Verifique diariamente se a colônia não está sendo atacada por formigas ou por outro predador qualquer.
    - Quando a colônia já tiver larvas, coloque um pequeno pedaço de batata ou de cenoura para servir de fonte de água (ver a segunda imagem) e espere um pedaço ser consumido para por outro.
    - Acrescente mais amendoins quando estiverem acabando.
    - Reinicie a colônia quando a quantidade de sujeira (restos de alimento e excrementos) estiver muito grande.

Agora a melhor parte : As larvas podem ser congeladas para serem servidas aos killies depois. Eu utilizo um pequeno recipiente de vidro com uma rolha. Coloco o excedente da minha produção lá e uso como alimento quando a produção de larvas diminue (no inverno, por exemplo). Basta tirar algumas larvas do congelador, esperar um pouco até descongelarem e servir para os peixes.

Procure variar a alimentação dos seus peixes com outros tipos de alimento, de preferência vivos e você irá notar como eles ficam bonitos e saudáveis. As fêmeas põem mais ovos e os machos ficam mais coloridos e sadios.

Escreva contando sua experiência com killies (ou a falta dela) que nós a publicaremos no site.

Artigos:

Comentários

esses besouros tambem servem para bettas?

Não sei. Mas você pode tentar. Como a larva não tem uma casca dura, é muito provável que os bettas consigam comer e gostem. Que tal você tentar e escrever o que aconteceu?

Eu tenho Betas e alimento eles com besouro do amendoin, eles chegam a pular fora d'agua
para apanhar as larvas.

rodrigo

Tenho aquario a mais de 8 anos e agora decidi criar killies. Não tenho experiencia com eles mas de tudo que já li sobre o assunto estou fascinada. São peixes mto exóticos e com peculiaridades únicas (principalmente por algumas espécies possibilitar trocas de ovos por correspondência).
Sou um livro em branco em relação a essa espécie mas já estou gostando muito.
Espero poder aprender muito também com a ajuda de vocês e quem sabe em um futuro próximo passar minhas experiências com eles.

Abraços!

BOA NOITE!

Sou muito leigo no assunto vamos lá ganhei um peixe betta achei lindão pretendo compra um betario para criar alguns quem sabe ate revender, porém já tenho um recipeite para por o amendoim e todo ritual conforme o seu tuturial muito bem explicado. vai a pergunta moro no Rio de Janeiro capital porém tenho muita dificuldade de achar quem venda o besouro para por no recepiente. será que tem como me ajudar ?

Tem alguma maneira de conseguir desenvolver um besouro sem uma matriz ou um exemplar para reproduzir ? em um pote vazio só com o recepiente e deixar propicio para talvez nascer um ?

Desculpa se tiver falando besteira pois sou muito leigo mesmo..

aguardo resposta

abçs..

Tente encontrar alguém que tenha alguns besouros pra te arrumar. Entre em fóruns de discussão sobre Bettas que alguém de lá poderá te ajudar.
Deixar os amendoins por um tempo na caixa pode fazer com que alguns insetos apareçam, mas isso é por que os ovos deles já estavam no amendoim. A melhor chance é conseguindo alguns besouros vivos mesmo.

Já tentou colocar uma tampa com água para os besouros de amendoim?
Coloquei agora a pouco e já vi alguns indo pro pote beber água...

Claro que não vou deixar de dar legumes pra eles...