Alimentando os seus peixes com artêmias recém eclodidas.

Em diversos lugares neste site, vocês poderão ler que os alevinos devem ser alimentados com artêmias recém eclodidas ou com náupilos de artêmias, que é um sinônimo. Mas como conseguir cistos de artêmia e o mais importante, como estes devem ser servidos aos peixes?

Neste texto irei explicar o processo para que vocês também desfrutem das grandes vantagens de alimentar os seus killies com náupilos de artêmias. Na verdade, se alguém quiser realmente reproduzir killifishes, deverá manter um sistema de eclosão de cistos de artêmia permanente, pois, como não é possível prever com exatidão quando os ovos de killies irão eclodir, náupilos de artêmia deverão estar sempre disponíveis para os alevinos que surgirão.

Antes de mais nada, preciso explicar o que são artêmias e como é possível conseguir seus cistos. Artêmias são pequenos crustáceos, de um centímetro aproximadamente, que vivem em água salgada e que são considerados o melhor alimento existente para peixes de água salgada ou doce. Para quem estiver interessado, uma explicação mais detalhada pode ser encontrada aqui.

Sua reprodução se dá de maneira contínua, quando as condições do seu ambiente estão otimizadas. Caso o ambiente se torne impróprio para sua sobrevivência, com mudanças no Ph, salinidade, concentração de oxigênio ou temperatura, as artêmias começam a gerar cistos (ver imagens ao lado).

Estes cistos são dormentes, podendo ficar neste estado por muitos anos, até encontrarem condições favoráveis e eclodirem. Neste momento é que surgem os náupilos. Para conseguir náupilos a partir dos cistos, bastam 250ml de água limpa, uma colherada de sopa de sal grosso, aeração e luz. No intervalo de 24 a 48 horas, milhares de náupilos de artêmia surgirão, deixando os seus cistos e nadando livremente.

 

 Agora, basta sifonar as pequenas artêmias em um coador de café feito de nylon e lavá- las rapidamente na água da torneira, para tirar o sal. Tome cuidado de não servir muito, pois todo alimento que não é consumido pelos peixes irá se decompor e deteriorar as condições da água do aquário.

Um erro muito comum é exagerar na quantidade de cistos. Coloque um pouco para eclodir na primeira vez e aumente a quantidade paulatinamente, se achar necessário. Cem gramas de cistos rendem muito e a melhor maneira de armazenar grandes quantidade é dentro do freezer de sua geladeira. Não se preocupe, pois os cistos não morrerão. Também não tente servir os cistos diretamente para os peixes. A casca não pode ser digerida e os peixes não se interessarão pelos cistos.

Os cistos podem ser comprados de criadores de peixes, pela internet ou de empresas especializadas neste tipo de alimento. Em geral, cem gramas de cistos custam trinta reais, mas quanto mais você comprar, mas barato fica. No Brasil, os cistos podem ser encontrados na natureza, mas o processo de limpeza, separação, embalagem e controle de qualidade daqueles que vendem este produto ainda são precários.

Empresas nos Estados Unidos se especializaram neste assunto e já podem oferecer cistos com diversos níveis de garantia mínima de eclosão, bem como cistos desencapsulados, que são um espetáculo, mas serão tema de um outro artigo. Os preços, neste caso, são muito atraentes, se não forem considerados os custos com o frete.

Nas fotos que ilustram este artigo, pode ser notada a qualidade e a pouca quantidade de impurezas destes cistos, que apresentam excelente eclosão. Isto demonstra o nível de qualidade que o mercado exige atualmente destas empresas americanas.

Existe muitas informações disponíveis na internet sobre este assunto e espero ter ajudado a esclarecer melhor este tópico. Caso ainda restem dúvidas, entrem em contato.

Artigos:

Comentários

interessante as informações, André.

me diga, os nauplios ja eclodidos, sobrevivem em ambiente refrigerado? a exemplo das dafnias, que continuam vivas mas em ritmo metabolico diminuido?

Sim, sobrevivem, do mesmo modo que as artêmias adultas.
O mais indicado, no entanto, é eclodir a quantidade que você irá utilizar no dia, pois os cistos duram muito tempo no freezer e esta é a melhor maneira de armazenar este tipo de alimento (em forma de cistos).