Simpsonichthys boitonei (pirá-brasília)

Finalmente! Este peixe foi o que me provocou a pesquisar sobre killifishes e em seguida começar a criar um casal de Epiplaty Dageti. Nunca consegui encontrá-lo na natureza, mesmo após nove anos de buscas pelas poças do DF. Aprendi muito deste então e sei que foi melhor não tê-lo encontrado, pois não é um peixe para iniciantes.

Consegui ovos com um criador de São Paulo e fiquei observando atentamente o desenvolvimento dos embriões até que decidi molhar a turfa. Os alevinos surgiram aos poucos, mas depois de uns dois dias eu já tinha uns trinta deles.

 

Descobri que os machos são muito mais agressivos do que eu esperava (este da foto foi responsável pela morte de dois irmãos adultos)  e tive que alojar todos em um aquário de setenta litros com um filtro de espuma e um "dry-wet", pois são sensíveis à qualidade da água. Não gostam muito de ração industrializada, preferindo enquitérias, larvas de mosquitos ocasionais e Daphnias.

A mudança para um aquário de verdade fez muito bem aos peixes, mas não impediu o comportamento agressivo dos machos. Fêmeas com rabos partidos ou machos feridos são uma constante, mas as mortes não ocorreram mais, pois existe bastante espaço para escapadas. Irei colocar dois potes com turfas no aquário neste final de semana e espero ter muitos ovos em breve.

Muito elegante no seu comportamento, é um peixe que não perde coloração quando assustado ou estressado, como o vídeo e as fotografias que tirei mostram. As cores do macho adulto são espetaculares e só se encontra semelhante exuberância de cores em anuais africanos (Nothobranchius). Na minha opinião, é o killie mais bonito que existe, tão bonito que algumas pessoas acham que se trata de um peixe marinho.

Apesar de ter demorado muito tempo para eu poder olhar exemplares desta espécie de perto, posso afirmar com segurança que valeu a pena esperar.

Artigos:

Comentários

ola, gostaria de saber se tem especies de killis para venda? se tiver favor me passar especies e valores, obrigado.

Olá Escobar, você pode acessar a lista de killies disponíveis aqui: http://www.killies.com.br/listas
Em geral são feitas trocas de espécies. As vendas acontecem, mas são raras.

ola, meu msn/email: eskadigital@hotmail.com

poderia me enviar as especies e valores, gostaria de obter ovos e/ou turfas....... estou no cep: 55578-000, pernambuco

É só logar e olhar aqui:

http://killies.com.br/node/49

Belíssimos exemplares de S. Boitonei. Compartilho de sua opinião, são de fato dos mais notaveis em cor e formas. Pena que em Brasilia a pressão pela ocupação do solo e a poluição oferecem risco a esta espécie.
Você disse que ele prefere alimento vivo ao industrializado, e citou a daphnia. Aonde pode-se encontrar daphnias em Brasilia(pergunto)
Parabéns!

Olá Edgar, tenho Daphnias e enquitérias, que eles também gostam. Mande-me um e-mail pelo formulário de contato, ok?
http://www.killies.com.br/contato
Obrigado pelos parabéns.

Parabéns pelo artigo, gostei muito.
Gostaria de conversar com vc pelo msn, tem como vc me add?
diegolins20@hotmail.com

Amigo,
Você teria ovos para me fornecer? Sou de Brasília.

Um abraço