Bruxinha

Ovos na bruxinha

Na primeira vez que me deparei com o termo "spawning mop", ao ler textos sobre killifish, fiquei imaginando como seria o tal do "esfregão de desova". Era um termo usado com naturalidade em textos sobre não anuais e mais tarde descobri que o tal do "esfregão" era na verdade uma "bruxinha".

Pode ser um termo emprestado dos nossos irmãos portugueses, ao se referirem ao "spawning mop", pois estes têm o excelente costume de adotarem palavras em português para todos os termos em língua estrangeira.

Mas esta explicação é apenas uma suposição minha e se alguém sabe de onde surgiu o termo "bruxinha", por favor, me explique.

Neste texto explicarei como eu faço as minhas bruxinhas e como eu as utilizo. É um ótimo substituto para as raízes de plantas e os killies não parecem notar que não se trata de uma planta. 

Bruxinha

Uma "bruxinha" é uma série de fios de lã de acrílico amarrados juntos, de modo a simular as raízes de plantas que o killies encontram em seu meio natural e onde estes irão depositar e fertilizar os ovos, como os que aparecem na foto acima.

Para você fazer uma bruxinha, você irá precisar de:

- Um rolo de lã de acrílico.

- Um livro ou uma capa de CD.

- Uma tesoura.

- Uma panela com água (atenção crianças, peçam a ajuda de um adulto nesta parte).

Corte um pequeno pedaço de lã com a tesoura e separe. Pegue o seu livro ou capa de CD e enrole os fios de lã do rolo várias vezes no mesmo sentido (umas vinte ou trinta voltas devem bastar). Amarre todos os fios, passando o pedaço que você separou entre o livro e os fios perpendicularmente e dando um nó. Corte todos os fios do lado oposto ao do nó e pronto, você fez a sua primeira bruxinha.

Agora coloque a bruxinha na panela com água e deixe a panela no fogo até a água ferver, isto para tirar algum elemento químico ou bactérias indesejadas, em seguida lave e espere esfriar.

Depois destas etapas é só colocar a bruxinha no aquário do casal de killies não anuais e esperar. Algumas pessoas utilizam um pedaço de isopor preso na bruxinha. Eu prefiro prender um dos fios na tampa do aquário.

Para coletar os ovos, siga as instruções do artigo "Colentado ovos" e felicidades com o seu novo esfregão de desova!